Várzea Nova: Iris Gomes vai à Câmara Municipal prestar contas sobre a gestão do Hospital Padre Alfredo Haasler

Na última sexta-feira (14/04), a sessão ordinária da Câmara Municipal de Várzea Nova contou com a presença de Iris Gomes, ex-prefeita e ex-deputada estadual, que esteve na Casa Legislativa, para fazer uma prestação de contas das ações da Associação Varzeanovense de Assistência, entidade mantenedora do Hospital Padre Alfredo Haasler.

Durante pronunciamento na tribuna, Iris Gomes destacou a importância do Hospital Padre Alfredo Haasler para o município, principalmente, por trata-se de uma entidade filantrópica, que atende gratuitamente a população várzea-novense.

Atualmente, a AVA conta uma importante parceria da Prefeitura Municipal, que fez a cessão três enfermeiros três técnicos, um farmacêutico, dois porteiros e duas pessoas na área de serviços gerais, bem como o custeio com médicos plantonistas nos fins de semana e insumos de despesas operacionais, totalizando um investimento mensal de 50.314,00 em média.

Apesar do suporte do Poder Executivo, Iris Gomes ressalta que a receita não cobre as despesas, e sempre é necessário buscar alternativas, construir parcerias, para equilibrar a gestão financeira do hospital, que tem uma receita mensal em torno de 90 mil, porém, as despesas ficam em média de 150 mil reais por mês.

Iris Gomes relatou aos vereadores, que o Hospital Padre Alfredo Haasler está com todas as suas certidões em dia, estando totalmente apto a conveniar com todas as esferas, seja municipal, estadual ou federal.

Ele também afirmou que a AVA acaba de conseguir o  CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, que é concedido as pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades beneficentes de assistência social e que prestem serviços nas áreas de assistência social, saúde ou educação e que atendam ao disposto na Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009.

Iris relatou que recentemente foi à Brasília, para buscar novas parcerias para melhorar o funcionamento do hospital, e que está agendando uma audiência com a secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, para buscar um pacote de cirurgias, que está em fase bastante adiantada. Esse serviço ira beneficiar não somente os munícipes várzea-novenses, mas também pacientes de outros municípios da região.

Ela destacou ainda a importância do Hospital Padre Alfredo Haasler para a população do município, inclusive pelo simbolismo do nome do “Santo Padre”, que foi um grande benfeitor do povo várzea-novense.
“Esse nome é que tem mantido esse hospital funcionando, apesar de todas as dificuldades que temos enfrentado, porque sabemos da importância da história de Padre Alfredo na nossa região”, destacou.

Por último, Iris Gomes cobrou o apoio dos vereadores, para que junto aos seus deputados, principalmente, àqueles com votação mais expressiva no município, possam destinar  recursos, através de emendas parlamentares, com o objetivo de suprir as deficiências de receitas do Hospital Padre Alfredo Haasler.
Na oportunidade, o conjunto das duas bancadas, através do presidente Antônio Paulo, se colocou à disposição da AVA, para colaborar naquilo que for necessário, e depender do Poder Legislativo,  principalmente, pela importância que o  Hospital Padre Alfredo Haasler tem para a população várzea-novense.

Fonte: Jacobina 24 horas

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *