Bahia abre 12 mil vagas para CNH gratuita; saiba como se inscrever

O Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (Detran) abriu nesta segunda-feira (16) cerca de 12 mil vagas para os baianos tirarem a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita. A iniciativa faz parte dos programas ‘CNH da Gente’ e ‘CNH na Escola’.
Inscrição será online
As inscrições nos Programas serão realizadas exclusivamente por meio do Portal de Serviços do Governo do Estado, no site institucional ba.gov.br até 30 de junho.
O ‘CNH na Escola’ e o ‘CNH da Gente’ atenderão estudantes do ensino médio, da educação profissional e tecnológica da rede pública estadual, além da população inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). No dia 4 de junho será publicado o edital do processo de inscrição e seleção para os interessados nos programas.
O programa “CNH da Gente”, coordenado pelo Detran, é uma iniciativa de inclusão social que oferece o curso de formação de condutor, para as categorias “A” ou “B”, gratuitamente a candidatos de baixa renda em todo o estado.
O Programa denominado “CNH na Escola” visa dar acesso à formação técnico-téorica aos estudantes do ensino médio, técnico e profissional da rede pública estadual. A ação conjunta da Secretaria de Educação e do Detran/BA assegura o cumprimento dos objetivos do programa, promovendo mobilidade e cidadania para a população baiana.
CNH na Escola
São 2 mil vagas para estudantes do ensino médio(e educação profissional e tecnológica) matriculados na rede estadual de ensino (sem faixa etária definida) que cursarão as aulas teóricas no ambiente escolar.
As vagas serão distribuídas entre as 59 escolas de maneira uniforme, cada uma com 34 vagas, com exceção da sediada no município de Riacho de Santana, que terá 28.
CNH na Escola

































Edital dá detalhes do processo por Detran
CNH da Gente
As vagas ficam disponibilizadas da seguinte maneira: cinco mil destinadas a estudantes da Rede Estadual de Ensino com mais de 18 anos, inscritos no Programa Bolsa Presença e CadÚnico, mil vagas para inscritos no Programa Bahia pela Paz pertencentes a comunidades de Salvador e Feira de Santana destinado a jovens entre 18 e 29 anos, também inscritos no CadÚnico.
Há ainda 50 vagas para atendimento às famílias vítimas da explosão na fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus, inscritas no CadÚnico, e 3.950 vagas para adultos residentes na Bahia e cadastrados no CadÚnico.
























1 de 3
Edital da CNH da Gente dá detalhes do processo por Detran
Fonte: *Correio