Piritiba: Justiça eleitoral marca reprocessamento de votos após cassação de vereadores

TRE confirma cassação de dois vereadores
e nova eleição muda o cenário político em Piritiba.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) manteve, por cinco votos a dois, a cassação dos mandatos dos vereadores Rodrigo Amendoim e Rafael Nasa, de Piritiba. A decisão foi tomada devido à anulação dos votos da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), onde eles estavam filiados, por fraude.
O reprocessamento dos resultados das eleições para vereador está marcado para terça-feira, 12 de agosto de 2025, às nove da manhã. A audiência ocorrerá no Cartório Eleitoral de Mundo Novo, localizado na Praça Jairo Moreira Almeida, 318 – Centro, conforme edital ZE-054 nº 24, de 31 de julho de 2025, assinado pela juíza Juliana Machado Rabelo.
Com a retirada dos 2.153 votos da Federação Brasil da Esperança, o novo quociente eleitoral, favorável ao PSD e MDB, permite que os suplentes Fernando Rios (PSD) e Vicelma Sampaio (MDB) assumam as cadeiras deixadas pelos vereadores cassados. O total de votos válidos diminuirá para 9.315, resultando em um novo quociente eleitoral de 846 votos.
A sentença, mantida em segunda instância pelo Acórdão ID 50666611, determina o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário após a constatação de fraude na chapa. O edital também especifica que, caso haja alteração na lista de eleitos e suplentes, uma nova diplomação será realizada e os diplomas anteriores serão cancelados.
Fonte: bahia360.com.br – LRN
#Eleições2024, #informação, #LéoRicardoNotícias, #LRN, #Piritiba, #política, #regional, #TRE/BA