Bahia tem 2 mortes por botulismo relacionadas à ingestão de mortadela de frango

A principal suspeita é de que infecção por botulismo na Bahia se deu por meio da ingestão de mortadela de frango contaminada. Foto: Wikimedia Commons/MOs810…

Um surto de botulismo foi registrado na Bahia, abrangendo, até o momento, três cidades. Foram seis casos confirmados no estado na última semana nos municípios de Campo FormosoSenhor do Bonfim e Cícero Dantas. Segundo o Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), duas pessoas diagnosticadas com a doença morreram.

Os dois primeiros casos foram revelados no dia 17 de setembro, em Campo Formoso. Dos seis pacientes confirmados para a doença rara, quatro ingeriram mortadela de frango no dia anterior ao início dos sintomas. A Sesab investiga se o alimento tem relação com os casos da doença. A marca do produto não foi divulgada.

Segundo a secretaria de saúde, neste ano foram notificados seis casos de botulismo, quatro a mais que em 2023. Quatro confirmações ocorreram de forma clínico-epidemiológica e uma de forma laboratorial.

Quatro pacientes que tiveram botulismo confirmado moram em Campo Formoso e um em Senhor do Bonfim, ambas cidades no norte do estado. O caso mais recente confirmado foi de uma pessoa residente em Cícero Dantas, cidade a cerca de 300 km de Salvador. Esse último caso, no entanto, foi notificado em Ribeira do Pombal.

Entre as seis notificações, três são relativas a pacientes que estão internados no Instituto Couto Maia, em Salvador. Um quarto paciente já recebeu alta hospitalar e outros dois morreram. As mortes foram registradas em Campo Formoso e na capital baiana.

O que é o botulismo?

O botulismo é uma doença grave, com alta letalidade, rara e não contagiosa – ou seja, não é transmitida de pessoa para pessoa. Ela é causada pela ação de uma forte toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum.

Essa toxina pode entrar no organismo humano por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados. Mesmo pequenas quantidades podem causar intoxicação grave rapidamente.

Fonte: g1

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *