Casamento entre pessoas LGBT+ cresce 554% em uma década na Bahia

Desde que o casamento entre pessoas do mesmo sexo pôde ser realizado em Cartórios de Registro Civil na Bahia, há 10 anos, o número de matrimônios de casais LGBT+ cresceu 554% no estado. Da conquista do direito até abril de 2023, a Bahia contabilizou 2.852 casamentos homoafetivos, segundo dados da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen-BA). Em média, são  241 celebrações por ano. Mas, em 2022, o estado atingiu o recorde de 648 casamentos, um aumento de 113% em relação a 2021, quando houve a realização de 303 atos matrimoniais. Neste ano, já foram firmados 170 enlaces.

A razão para a média alta tem base em fatores combinados, explica Carlos Magno, presidente da Arpen-BA. Em primeiro lugar,  a partir de 2011, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu que a união estável poderia ocorrer entre pessoas do mesmo sexo, as legislações acompanharam a determinação e facilitaram o processo de oficialização das uniões entre pessoas LGBTQIA+. 

Casais femininos lideram casamentos LGBT+ na Bahia 

Os matrimônios entre casais femininos representam 51,4% do total de casamentos LGBT+ na Bahia, tendo sido realizadas 1.327 celebrações deste tipo em cartório. No ano passado foram 262 cerimônias, 58% a mais em relação a 2021, de acordo com dados da Arpen-BA. Já o maior aumento das oficializações entre as mulheres se deu em 2018, com crescimento percentual de 110%. 

Fonte-Trechos: * Correio – *Com orientação da chefe de reportagem Perla Ribeiro

 

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *