Órfãos do Bonfim: Mais um ano sem festa!
Pelo segundo ano consecutivo, a procissão ao Senhor do Bonfim, que aconteceria hoje, dia 13, está cancelada devido às restrições impostas pela pandemia e não haverá nem caminhada, nem lavagem. Apesar disso, os 8 km de cortejo têm histórias de sobra para contar, e mesmo vazio, mantêm forte a fé de fiéis que vivem na região.
Mesmo sem lavagem a fé continua
Para incentivar os baianos e turistas a manterem viva a tradição da caminhada em direção à Colina Sagrada durante os festejos em louvor ao Senhor do Bonfim, realiza desde o dia 07 de janeiro uma programação especial para os fiéis soteropolitanos renderem homenagens ao Senhor do Bonfim com segurança. A programação vai até o 16 deste mês que incluiu celebrações preparatórias para a festa com temas como Papa Francisco, Vigário do Amado Jesus, Senhor do Bonfim, convida-nos a participar da vida da Igreja e da sua Missão e o lema: Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão.
Hoje, dia em que aconteceria a tradicional “Lavagem de Corpo e Alma”, a igreja ficará fechada e será aberta às 18h, para a novena.
Nos dias 14 e 15 as novenas continuam com diferentes subtemas:
14.01.22 – Sexta-feira
16h – Recitação do terço da misericórdia pela conversão da humanidade
19h – 8ª noite da novena
Subtema: “Chamados a ser uma Igreja em saída”
15.01.22 – Sábado
19h – 9ª noite da novena
Subtema: Chamados a caminhar com o Papa Francisco e a acolher seu apelo para que sejamos “uma Igreja casa e escola de comunhão”, “com uma fisionomia acolhedora”, “uma Igreja que encontra novos caminhos”
Já no domingo (16), acontecerá a Caminhada Virtual do Bonfim “Quem tem fé vai a pé, onde estiver”. Além de manter a tradição, os participantes são convidados a praticar um gesto de solidariedade adquirindo uma camisa, no valor de R$33,00. Toda a renda arrecadada será destinada ao projeto Bom Samaritano, obra de misericórdia da Basílica Santuário que presta assistência social a mais de 300 pessoas mensalmente.