Picada de escorpião pode matar: saiba o que fazer diante de um acidente
Dor aguda, dormência e inchaços. Essas são algumas das reações causadas por picadas de escorpiões, mas acidentes com esse animal peçonhento podem levar à morte. Só este ano, até a última segunda-feira (15), foram 21 óbitos em todo o estado, de acordo com dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).
Isso acontece porque o veneno dos escorpiões tem ação neurotóxica, ou seja, atua nas terminações nervosas, explica o professor Artur Dias Lima, doutor em Biologia Parasitária, docente de ecologia médica da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. “Além de forte dor no local da picada, pode atingir o sistema nervoso fazendo com que a pessoa pare de respirar, causando asfixia”, afirma.
No estado, são mais frequentes duas espécies: o escorpião-do-nordeste (Tityus stigmurus) e o amarelo (Tityus serrulatus). Apesar de todo escorpião ser venenoso, o especialista explica que o veneno do amarelo tem maior toxicidade e é mais potente quando picam humanos.
Se chegar a ser picado por esse animal peçonhento, não pense duas vezes, vá urgente ao hospital.