Sesab emite alerta: Bahia tem 443 casos de catapora neste ano.
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) emitiu ontem terça-feira, 15, um alerta referente a um possível surto de catapora em municípios do estado. Neste ano, até 12 de agosto, foram contabilizados 443 casos da doença.
Não houve nenhuma informação, por parte da pasta, referente ao número de registros no mesmo período do ano anterior. No entanto, a Sesab revelou que o alerta desta terça-feira ocorreu depois de um aumento na notificação de surtos em unidades escolares de alguns municípios.
Em Nova Fatima, na região Nordeste do estado, as aulas chegaram a ser suspensas devido a um surto de catapora. Secretária da cidade, Mônica Reis informou que 18 casos foram notificados nesta semana. Também há relatos de pessoas que não procuraram atendimento médico.
O alerta da Sesab não indica suspensão das atividades escolares em casos isolados da doença. Medidas específicas às crianças que tenham tido contato com casos suspeitos e confirmados devem ser adotados nessas situações.
O documento aponta ainda que toda a rede de saúde deve fazer notificação imediata de casos suspeitos de varicela às autoridades sanitárias municipais e estadual (vigilância epidemiológica).
Dentre as medidas que devem ser adotadas estão: a permanência no domicílio até que as lesões evoluam para crosta; bloqueio vacinal (vacinação seletiva de pessoas sem histórico de vacinação anterior) que deve abranger os contatos de casos suspeitos ou confirmados de varicela em creches, escolas, ambientes hospitalares e comunidades indígenas; intensificação da vacinação de rotina, com busca ativa de crianças não vacinadas; monitorar o aparecimento de casos novos.