Saiba como conferir se seu local de votação foi alterado!
As eleições municipais de 2024 estão cada vez mais próximas. Com o primeiro turno no dia 06 de outubro, 11,2 milhões de eleitores aptos a votar na Bahia devem comparecer aos seus locais de votação para cumprirem seu dever de cidadão. Por isso, para evitar imprevistos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) avisa para que os eleitores verifiquem com antecedência se houve ou não mudanças no seu local de votação para 2024. As mudanças nos locais de votação podem ocorrer por solicitação do próprio eleitor, a exemplo nos casos de transferência temporária de seção dentro de uma mesma cidade.
Essa opção é válida para as seguintes pessoas: deficientes, agentes de segurança, mesários, indígenas, quilombolas, membros de comunidades tradicionais e moradores de assentamentos rurais, dentre outros, porém, desde que tenham requerido no prazo legal. As mudanças nos locais de votação podem ocorrer por solicitação do próprio eleitor. Além disso, a Justiça Eleitoral pode acabar modificando locais de votação, por causa de possíveis obras ou desativação de prédios, como escolas e associações, que normalmente são oferecidos para a Justiça Eleitoral utilizar no dia das eleições.
Confira como consultar o local de votação:
Portal do TRE-BA: Acesse o site do TRE-BA (www.tre-ba.jus.br) e consulte seu local de votação de forma rápida. Depois, clique em “Autoatendimento do Eleitor” (na parte direita da tela), selecione a opção “Título Eleitoral”, e, em sequência, clique em “8. Onde votar” e preencha as informações solicitadas, como nome (ou nº do título de eleitor ou CPF), nome da mãe e data de nascimento. Aplicativo e-Título: A versão digital do título de eleitor oferece uma consulta rápida ao local de votação logo na tela inicial do app. Sendo assim, o aplicativo também exibe a seção e a zona eleitoral, além de permitir a navegação até o local de votação via geolocalização.
Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE): Utilize o “Chatbot Maia”, acessível pelo site do TRE-BA ou por aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram. No WhatsApp, adicione o número (71) 3373-7000 aos contatos e inicie a conversa. No Telegram, procure por @MaiaTREbot.
Fonte: Bnews
Foto: Joilson Cesar/BNews