Feira Artesanato da Bahia vai passar por Jacobina
O distrito de Maragogipinho, no município de Aratuípe, inaugura a primeira edição itinerante da Feira Artesanato da Bahia, entre os dias 21 e 22 de agosto. Com o objetivo de aquecer o turismo e valorizar a cultura de cada região, o evento será realizado em sete cidades até outubro e promoverá, em cada localidade, a exposição e comercialização de produtos de artesãos.
Distante 71 km de Salvador pela BR-101, o famoso distrito de Aratuípe tem uma população aproximada de 3 mil habitantes (dados de 2010), a maioria composta por artesãos da cerâmica. As dezenas de olarias locais são responsáveis pela grande produção de cerâmica, uma herança familiar que atravessa gerações.
Depois de Maragogipinho – considerado o maior centro oleiro da América Latina -, a feira segue para as cidades de Lençóis (28 e 29/08), Jacobina (04 e 05/09), Vitória da Conquista (11 e 12/09), Cachoeira (17 e 18/09), Juazeiro (23 e 24/09) e Porto Seguro (02 e 03/10). A entrada é gratuita.
A iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETREA), em parceria com a Associação Fábrica Cultural, visa, sobretudo, incentivar a inclusão social e produtiva, de acordo com os seus organizadores. Em Maragogipinho, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Aratuípe.
Durante os eventos também acontecerá, em cada município, o encontro regional de artesãos.
Trechos fonte: A Tarde