Até quando o parque da Soledade vai passar por descaso?
Correio do Sertão, Museu Vivo da Comunicação, nem se fala…
Infelizmente, vira e mexe, a história de Morro do Chapéu vai sendo colocada e relegada a 22º plano.
Não é a primeira vez que falamos do parque da Soledade, onde, não fosse o compromisso assumido pela Sociedade Filarmônica Minerva, não sei o que já poderia ter acontecido.
Desta feita, fizeram da Capela da Soledade, um ponto de residência, quebraram, a fechadura e por pouco, não incendiaram, pois, sinais de fogo também foram encontrados, como se pode ver as fotos a seguir:
Em seu perfil, no Instagram, tanto o presidente de honra da Minerva – Dantinhas, quanto a Pró Cau, atual presidente, manifestaram indignação e buscam a comunidade para tomar providências. Acompanhem:
‘Mais uma vez a Capela de Nossa Senhora da Soledade foi arrombada e tava servindo de moradia para vândalos. É triste, revoltante e causa indignação o descaso com nosso patrimônio!!!!!‘ – Dantinhasjr
‘Absurdo! Vamos fazer uma campanha para gradear esse nosso valioso patrimônio.’ Cau.dantas
Vale ressaltar que este espaço também é um atrativo turístico da Nossa Morro do Chapéu.
Agora que Morro do Chapéu aprovou leis que tratam mais especificamente do Patrimônio Histórico, esperamos que o conselho criado, lembre-se que o Correio do Sertão está com paredes rachadas e pode causar um desastre:
Parede direita e parede esquerda do centenário jornal.
Telhado dos fundos do prédio do jornal
Placa alusiva ao subsídio municipal que não é repassado para o centenário jornal, conforme a Lei 859/2009.
Em reunião do CMPC – Conselho Municipal de Política Cultural, do qual, hoje, estamos como membro titular. fomos informados que há um entrave por parte da família que adquiriu o Parque da Soledade, excetuando-se a capela, para que o valor do imóvel seja negociado e para tanto, a criação do conselho de patrimônio abriria portas e daria luz sobre o assunto
Quanto ao Correio do Sertão, basta fazer valer a Lei ou revisá-la, adequá-la à nova realidade jurídica e retroagir, pois, têm feito falta os recursos não repassados e a prova está aí.
O espaço está aberto para que tanto a família proprietária do parque da Soledade quanto a gestão possa se manifestar.
Aproveitem para informar sobre o levantamento feito sobre o patrimônio histórico realizado…
Fonte: LRN
NOTA: Queremos agradecer a Leo Ricardo pela preocupação de sempre para com o Jornal Correio do Sertão, ele que já foi funcionário do mesmo e sempre soube das dificuldades que temos para manter esse periódico de 106 anos ainda em atividade, sendo o mesmo o segundo mais antigo da Bahia e o primeiro do interior e que guarda uma riquíssima fonte de pesquisa em seus arquivos.