Professor afirma que IDEB de Morro do Chapéu é maquiado
Em vídeo publicado no youtube, o professor Alexsandro afirma que os números do IDEB – 2023, do município de Morro do Chapéu – BA, devem-se à determinação da secretária de educação da época, para não reprovar o alunado da rede, provocando o efeito que melhorou a qualificação de nota no certame nacional.
Em fevereiro deste ano, a crítica foi generalizada ao Governador Jerônimo Rodrigues, da Bahia, quando assim se pronunciou: “Fico muito triste, como governador e como professor, quando vejo professoras e professores reprovando alunos. Não pode ser um educador que tenha que dizer no final do ano ‘você está reprovado’. Quando se reprova, é a escola que está reprovada. É a escola que não tem condições de dizer que tirou o aluno da escuridão. A escola que reprova é uma escola autoritária, preconceituosa e não cabe na Bahia de Anísio Teixeira e Rui Barbosa”, disparou o governador.
Observa-se que o discurso diverge da prática em muitas esferas de governo e que quem critica e pratica o mesmo não deixa bons exemplos, servindo apenas para alcançar objetivos quantitativos, não refletindo a realidade do piso das escolas, sejam municipais ou estaduais.
Fonte: LRN