Uma atração natural pouco conhecida de MORRO DO CHAPÉU
A fotografia postada mostra uma das muitas curiosidades do diversificado e do rico relevo do município de Morro do Chapéu. Trata-se de um vão em uma serra, que deve ter surgido com o partímento retilíneo de uma grande pedra na Serra da Palmeira, formando um salão de piso e teto revestidos de laje lisa e cor clara com uma coloração diferente da superfície externa e da cor escura diferente das grandes pedras do conglomerado rochoso que compõe aquela elevação rochosa.

Pode-se deduzir que esse curioso salão, dentro do qual não é encontrada nenhuma vegetação e nenhum animal ali vive, foi resultado de um rompimento possivelmente causado por um abalo cístico de milhões de anos atrás, que partiu horizontalmente ao meio parte daquela grande rocha. Com isso, fez aparecer esse misterioso espaço semiaberto em forma de vértice, cuja parte de abertura mais alta do ângulo é quase que totalmente aberta na extremidade da grande ponta da referida rocha. Nessa parte, uma pessoa pode manter-se quase de pés e no seu topo na outra extremidade o espaço vertical vai afunilando até findar-se no bloco da grande pedra daquela elevação rochosa, parte onde uma pessoa só pode alcançar com dificuldade se for deitada e se arrastando (vide o fim da foto)
Lembro quando criança na véspera do Natal, que nos domingos à tarde grupos de pessoas formados por senhoras, jovens e meninos da Palmeira iam naquelas serras buscar enfeites de presépios nos limites das propriedades dos saudosos senhores Cláudio Rocha e Brito Rocha, que eram divididas por uma cerca de pedras facilmente saltada e numa delas que não lembro qual, ficava essa curiosa atração que as crianças e alguns adultos tinham medo de ficar naquele salão por temer que a laje superior caísse sobre as pessoas.
UMA CURIOSIDADE: você sabe da existência dessa curiosa atração natural da nossa terra?
UM QUESTIONAMENTO: o nosso município tem catalogadas todas as suas grandes e pequenas atrações naturais e cada uma delas tem o seu número de registro? Se tem, qual é o da atração em tela?
Por Octaviano Oliveira, Facebook Gente de Morro do Chapéu
Fonte: LRN
#classificados, #economia, #entretenimento, #GenteDeMorroDoChapéu, #informação, #LéoRicardoNotícias, #LRN, #morrodochapéu, #oladocríticodanoticia, #regional, #turismo