Barragem de Pedra do Cavalo abre comportas para evitar inundação

Teste de calha na hidrelétrica Pedra do Cavalo é adiado após Defensoria  solicitar esclarecimentos ao Inema e ao Grupo Votorantim

Em decorrência das grandes chuvas no estado, mais uma comporta foi aberta na barragem de Pedra do Cavalo, no último dia 14, localizada entre os municípios de Governador Mangabeira e Cachoeira, no recôncavo baiano.
No total, três comportas estão abertas. O nível de água da barragem vem subindo desde o início das fortes chuvas, que começaram em Novembro, e atualmente está em 77%. Para controlar a vazão e evitar uma inundação nas comunidades próximas, as comportas foram abertas e ainda não há previsão para o fechamento, já que a previsão é de continuação das chuvas no Verão.
De acordo com informações do jornal Correio, as comportas precisam ficar abertas até ser atingido o nível estabelecido na regra operativa, previsto para que se obtenha o volume de espera desejado na barragem, que é a cota 114,50m. Hoje, a barragem está na cota 116,57 m, o que corresponde ao volume total de 4,1 bilhões de metros cúbicos.
Apesar de ser uma alternativa para controlar o nível de água, a abertura de comportas não é a primeira opção por apresentar diversos impactos ambientais e socioeconômicos, ainda segundo o Correio. A quantidade de oxigênio e de outros elementos na água, além da quantidade de água nos rios, pode levar à morte dos peixes e comprometimento da mata ciliar. As populações ribeirinhas e pescadores da região também podem ser afetados.

Fonte- Bahia Noticias

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.