BAHIA

Carnaval 2026: Polícia lança campanha ‘Não me pegue, não me toque’, pois, importunação sexual é crime

No Carnaval da Bahia, alegria, liberdade e respeito caminham juntos. Por isso, a Polícia Civil da Bahia, por meio do Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulnerabilizadas (DPMCV), lança a campanha “Não me pegue, não me toque. Importunação sexual é crime”.

Neste recado direto às foliãs, Carol Xavier, Deusa do Êbano do Ilê Aiyê, se une à Polícia Civil para reforçar uma mensagem clara e necessária. Importunação sexual é crime. Qualquer toque, gesto ou atitude de natureza sexual sem consentimento não é brincadeira e não é paquera. É violência e pode levar à prisão.

A regra é simples e inegociável. Não é não. Beijo forçado, puxões, apalpações ou qualquer forma de contato sem permissão são condutas previstas em lei e têm punição. Se não houve consentimento, ou se a pessoa não tem condições de consentir, a atitude é criminosa.

A campanha também reforça que a proteção é para todas as mulheres, cis ou trans. O Carnaval deve ser um espaço de diversidade, liberdade e segurança, com tolerância zero a qualquer forma de violência ou discriminação.

Se você for vítima ou presenciar uma situação de importunação sexual, procure imediatamente uma equipe policial. Identifique o autor e dirija-se a um dos postos da Polícia Civil da Bahia espalhados pelos circuitos da festa. Em caso de emergência, ligue 190. Também estão disponíveis os canais 180, 181 e 100 para denúncia e orientação.

A Polícia Civil da Bahia está presente, atuando de forma preventiva e integrada, para garantir um Carnaval seguro para todas e todos.

@blocoileaiye

Polícia Civil da Bahia: sua segurança em todos os cantos da folia!

 #LRN#Carnaval2026#entretenimento#informação#LéoRicardoNotícias,#NãoMePegueNãoMeToque#oladocríticodanoticia#PolíciaCivil#policial#regional

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia