Hoje é o dia…Caruru de Cosme e Damião: Entenda o motivo do prato ser oferecido em homenagem aos santos gêmeos
O final do mês de setembro é muito especial para os baianos, em especial para os devotos de São Cosme e São Damião. Isso porque, nesta terça-feira (26) e nesta quarta-feira (27) fiéis da igreja católica e devotos de religião de matriz africana celebram o dia dos santos gêmeos.
Populares e prestigiados em todo o país, na Bahia, os dois santos recebem homenagens com uma conotação ainda mais especial, quando é oferecido o “Caruru de São Cosme e São Damião”. A tradição secular baiana marca o sincretismo religioso e vai muito além do que uma simples comida típica, já que carrega muitas histórias.
Segundo o historiador, pesquisador de culinária baiana e babalorixá Elmo Alves, a tradição de oferecer a comida acumula ancestralidade e está associada por conta do sincretismo afro católico, já que a origem do caruru é africana. No catolicismo, os santos são dois irmãos gêmeos que ficaram conhecidos por levar a palavra de Deus para diferentes lugares. Já nas religiões de matriz africana, os santos são conhecidos como Ibeji, uma entidade que representa o renascimento e a vida.
De acordo com o especialista, a Bahia ressignificou a maneira de celebrar e prestar homenagens aos santos gêmeos. Elmo contou que o caruru é oferecido na Bahia por ser um prato que representa o “banquete dos orixás” e possuir ingredientes de cada entidade da religião.
SANTOS POPULARES
Além da tradição de ser servido o prato e do sincretismo religioso, o prestígio de São Cosme e Damião se deve também à trajetória deles no primeiro século. Os santos estão entre os mais queridos na Bahia por serem conhecidos como “heróis da fé”.
Fonte-trechos – Bahia Notícias