Morre aos 84 anos, o cantor e humorista Juca Chaves

O cantor e humorista Juca Chaves, aos 84 anos, morreu na noite de sábado, 25, aos 84 anos. Ele estava internado há 15 dias, no Hospital São Rafael, em Salvador. Juca tinha problemas cardíacos e tratava de problemas respiratórios.

Jurandyr  Czaczkes Chaves, o Juca Chaves, ficou conhecido como “Menestrel Maldito”. Nos anos 1960, lotava shows que tinha ingressos disputados. Por sua irreverência e crítica nas letras, foi perseguido no Brasil no período da ditadura militar. 

Juca Chaves foi candidato a um cargo público por duas vezes. A primeira ocorreu nas Eleições de 2006, quando tentou uma vaga o Senado Federal pelo PSDC da Bahia. As propagandas eleitorais dele chamavam a atenção por terem formato de poesia.

Críticas a partidos e políticos

Em suas letras, usava um humor ácido para falar sobre política e atacar instituições e partidos, citando desde Juscelino Kubitschek a Dilma Rousseff. Confira algumas sátiras de Juca Chaves.

Um das mais clássicas obras de Juca Chaves é a música “Presidente Bossa Nova”. Na letra, o músico satiriza o presidente Juscelino Kubitschek. A canção chegou a ser censurada, na época. Veja trecho da letra:

“Bossa nova mesmo é ser presidente
Desta terra descoberta por Cabral
Para tanto basta ser tão simplesmente
Simpático, risonho, original
Depois desfrutar da maravilha
De ser o presidente do Brasil
Voar da Velhacap pra Brasília
Ver a alvorada e voar de volta ao Rio”

Mais recentemente, Juca Chaves usou a Operação Lava-Jato e a presidente Dilma Rousseff como tema de outra sátira. Na canção “Adeus em ritmo de Lava-Jato”, ele tece críticas ao PT.

“A honestidade há muito já sumiu

As consequências vêm sempre depois

Por isso, todo dia, pra alegria do Brasil

Morre um ladrão e nascem dois”.

Fonte-Trechos: *Correio

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *