Ataque contra Escolas? DENUNCIE!
Como mais uma medida para evitar novos ataques, o Governo Federal, por meio do @misp_gov e em parceria com a Safernet, lançou na última semana um canal de denúncia para receber informações sobre possíveis ameaças a escolas: o Escola Segura.
Plataforma permite que as denúncias sejam investigadas de forma mais rápida e eficiente. Qualquer usuário pode realizar denúncias, de maneira anônima. As informações enviadas serão mantidas sob sigilo. Ao denunciar, insira o maior número de informações possível, como forma de facilitar a análise da ocorrência. No campo “página da internet” informe o endereço eletrônico da postagem que contenha a ameaça. Preencha o campo “Comentário” com as informações relevantes da ocorrência, como o município, estado, escola da denúncia e mídia social de origem da ocorrência. Os dados serão analisados por uma equipe de 50 policiais, que se dedicará nos próximos dias, exclusivamente e em regime de plantão 24 horas, ao monitoramento das ameaças contra escolas na internet.
Em caso de emergência, entre em contato com o 190 ou delegacia de polícia mais próxima. Concomitantemente, o @misp_gov anunciou que também vai notificar as plataformas de redes sociais pedindo mais rapidez, eficácia, discernimento e colaboração em relação ao atendimento de solicitações relacionadas a casos suspeitos de ataques a instituições de ensino, além de apologia ao ódio e à violência. A pasta entende que é necessário que as plataformas combatam de maneira mais eficiente os perfis que propaguem esses tipos de crimes nas redes sociais.Outra medida importante é o lançamento de um edital, previsto para esta terça, de R$ 150 milhões, para abrir a estados e municípios a possibilidade de aplicar recursos em segurança nas escolas.