Dois casos da variante Ômicron são identificados no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou ontem, dia 30, que análise laboratorial nas amostras de um casal de brasileiros confirmou, de forma preliminar, resultado positivo para a variante Ômicron da Covid-19.

O homem chegou ao Brasil após viagem à África do Sul e desembarcou em Guarulhos no dia 23 de novembro com resultado negativo para o vírus. No dia 25, ele pretendia retornar ao país acompanhado da esposa. Eles procuraram o laboratório localizado no aeroporto para realizar o teste RT-PCR exigido para embarques.

Ambos testaram positivo para a Covid-19 e o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo. 

Após a confirmação, o laboratório Albert Einstein passou a realizar o sequenciamento genético das amostras e notificou a Anvisa sobre o resultado positivo dos testes. Em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron.

O material deve ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético. A Anvisa informou que oficiou o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde estadual e municipal de São Paulo para adoção das medidas de saúde pública pertinentes.

O casal está com sintomas leves e não tem histórico de vacinação.

Fonte: A Tarde

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.