Morrense toma posse no Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável

Foi publicado na última sexta-feira (1º/8), no Diário Oficial da União, o decreto presidencial com as nomeações para o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável.

Apelidado de Conselhão da Presidência da República, o CDESS foi recriado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023 e reúne representantes de diversos setores da sociedade. Dentre os escolhidos está a jovem natural de Morro do Chapéu, Fernanda Garibaldi. Fernanda é Diretora Executiva da Zetta, advogada, mestre e doutora em Direito pela USP. Ela é filha do bioquímico Eduardo Oliveira e da Promotora de Justiça, Edna Márcia.

A função do conselho é discutir políticas públicas e propor medidas para o crescimento econômico, o desenvolvimento e a equidade social.

Sem dúvidas, esse é um belo presente que nossa Morro do Chapéu recebe no dia de seu Aniversário, pois com essa alvissareira notícia, nossa cidade brilha no cenário brasileiro. Parabéns Fernanda e o casal amigo Eduardo e Dra. Márcia.

A morrense Fernanda Garibaldi é a primeira à direita do Presidente Lula

O QUE É CDESS

A composição e o funcionamento do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) são regidos pelo Decreto nº 11.454, de 24 de março de 2023. Seu trabalho consiste no assessoramento imediato ao Presidente da República, produzindo indicações normativas, propostas políticas e acordos de procedimento. O Conselho tem um papel fundamental para a articulação das relações do Governo federal com os representantes da sociedade civil e para a construção do diálogo entre os diversos setores nele representados.

O CDESS é formado pelo Presidente da República, pelo Vice-Presidente da República, pelo Ministro de Estado da Secretaria de Relações Institucionais e por cidadãos brasileiros de reconhecida liderança e representatividade. Os conselheiros e conselheiras são de livre escolha do Presidente, e sua composição busca ser representativa da diversidade territorial, étnico-racial e de gênero.

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *