Uma certeza sobre as pesquisas: no final, algum instituto vai se dar mal
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece numericamente à frente do seu principal rival, Jair Bolsonaro (PL), em todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas pelos principais institutos, mas uma coisa tem deixado o eleitor confuso: qual é, afinal, a real vantagem do petista sobre o presidente?
Dependendo do instituto, ela pode ser de 3,7 pontos porcentuais ou de 16, uma diferença muito grande e muito além de qualquer margem de erro.
A menor distância é dada pelo instituto Paraná Pesquisas, que já vem apontando empate técnico há três rodadas de levantamentos – na última, divulgada na terça-feira (20/9), o placar era de 40,1% a 36,4% para o petista, com margem de erro de 2,2 pontos porcentuais.
As maiores vantagens do petista têm sido indicadas pelos institutos mais tradicionais: o Datafolha, com 15 pontos, e o Ipec (ex-Ibope), com 16 – veja a lista abaixo.
No meio, aparecem institutos mais novos, mas que têm feito pesquisas com regularidade na atual corrida presidencial, como a Quaest (10 pontos de diferença) e o BTG/FSB (9 pontos).
Faltando onze dias para a eleição, o fato é que alguns institutos serão inevitavelmente confrontados pelo resultado das urnas. Não dá para todo mundo estar certo.
Dados de cada levantamento:
PARANÁ PESQUISAS
Lula: 40,1%
Bolsonaro: 36,4% Diferença: 3,7 pontos porcentuais Margem de erro: 2,2 pontos para mais ou para menos Data da divulgação: 20 de setembro Entrevistas: 2.020Período de coleta: 15 a 19 de setembro Modo de coleta: presencial
QUAEST
Lula: 44%
Bolsonaro: 34% Diferença: 10 pontos porcentuais Margem de erro: 2 pontos para mais ou para menos Data da divulgação: 21 de setembro Entrevistas: 2.000Período de coleta: 17 a 20 de setembro Modo de coleta: presencial
BTG/FSB
Lula: 44%
Bolsonaro: 35% Diferença: 9 pontos porcentuais Margem de erro: 2 pontos para mais ou para menos Data da divulgação: 19 de setembro Entrevistas: 2.000Período de coleta: 16 a 18 de setembro Modo de coleta: por telefone
IPEC
Lula: 47%
Bolsonaro: 31% Diferença: 16 pontos porcentuais Margem de erro: 2 pontos para mais ou para menos Data da divulgação: 19 de setembro Entrevistas: 2.000Período de coleta: 18 e 19 de setembro Modo de coleta: presencial
DATAFOLHA
Lula: 45%
Bolsonaro: 33% Diferença: 12 pontos porcentuais Margem de erro: 2 pontos para mais ou para menos Data da divulgação: 15 de setembro Entrevistas: 5.926Período de coleta: 13 a 15 de setembro Modo de coleta: presencial.
Com várias das últimas pesquisas de intenção consolidando a dianteira do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, aumentaram nos últimos dias as pressões sobre a campanha do presidente Jair Bolsonaro. Oficialmente, o discurso continua sendo o de descreditar os levantamentos que dão vantagem ao petista. Mas, nos bastidores, a campanha de reeleição do presidente age para tentar fazer frente a uma “onda Lula” na reta final da campanha do primeiro turno.
Fonte: Veja