De Irecê: Colégio Edimaster promove uma Vivência Pedagógica no Jornal Correio do Sertão e nos principais pontos históricos de Morro do Chapéu

No dia 8 de novembro, estudantes e professores do Colégio Edimaster, da cidade de Irecê-BA, participaram de uma Vivência Pedagógica organizada e conduzida pela Coordenação Pedagógica do Edimaster, Tatiane Dourado e Luciana Bonfim, no município de Morro do Chapéu, com o objetivo de integrar teoria e prática em diferentes áreas do conhecimento e nos enviaram o seguinte texto: “

“Um dos momentos mais significativos da vivência foi a visita ao Jornal Correio do Sertão, importante veículo de difusão cultural e historiográfica da região. Os alunos puderam conhecer a história do surgimento do jornal, contada por Edson Vasconcelos, bisneto do fundador Honório de Souza Pereira, compreendendo o papel do jornalismo na valorização da memória e da produção textual local. Durante a visita, os estudantes realizaram anotações e registros audiovisuais das falas dos responsáveis pela condução em cada local, como Edson Vasconcelos, no Correio do Sertão; o guia e diretor de turismo Franco William Dourado; e dos professores do Colégio Edimaster, que contribuíram com reflexões pedagógicas em diferentes momentos da vivência.

No contexto, os professores de Língua Portuguesa, Tulio Nepomuceno e Kaline Oliveira, destacaram a importância dos folhetins publicados em jornais e a sua relação com o surgimento da narrativa seriada no Brasil. Já o professor Juliano Dourado, de História, e a professora Krissia França, de Arte, abordaram o contexto histórico das pinturas rupestres e o projeto arquitetônico da cidade, com ênfase na praça que abriga o busto do Coronel Francisco Dias Coelho. A professora Bianca Dourado, de Geografia, ressaltou os impactos ambientais e geológicos da região, explicando como esses fatores influenciam os aspectos culturais, estruturais e ambientais de Morro do Chapéu.

A programação incluiu ainda visitas ao Complexo Arqueológico Lagoa da Velha, ao Museu Ufólogo, ao Parque Eólico e à Vinícola Vaz, possibilitando uma aprendizagem interdisciplinar e contextualizada. A experiência contribuiu para ampliar o olhar crítico dos estudantes sobre o patrimônio histórico, cultural e ambiental da Chapada Diamantina, fortalecendo o compromisso do Colégio Edimaster com uma educação ativa, investigativa e conectada à realidade local.”

A vocês professores e alunos, nossos agradecimentos pela visita. Voltem sempre!

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *