CULTURAMORRO DO CHAPÉU

Falta incentivo cultural dos municípios

Declínio do número de Filarmônicas preocupa coordenador de projetos da Minerva

O 18º Encontro de Filarmônicas de Morro do Chapéu trouxe à tona uma preocupação crescente sobre o futuro dessas instituições culturais na região. Em entrevista ao programa Chapada Livre, o Coordenador de Projetos da Sociedade Filarmônica Minerva, Antônio Barreto Dantas Júnior, conhecido como Dantinhas, lamentou a drástica redução no número de grupos ativos.

Dantinhas revelou que, no passado, a região contava com “quase 300 filarmônicas em atividades”, um número que, segundo ele, caiu para aproximadamente 187 atualmente. O motivo? A “falta de incentivo”.

“Nós tínhamos quase 300 filas harmônicas em atividades, Hoje, se não me engano, são 187. Por quê? Por falta de incentivo. Falta de incentivo,” concluiu Dantinhas.

O apresentador Ronaldo Souza destacou um caminho que pode amenizar essa situação, lembrando que em diversas cidades, as Câmaras Municipais aprovaram leis que transformam as filarmônicas em entidades filantrópicas. Essa medida legal abre a possibilidade de os municípios realizarem convênios e repasses de verbas, citando como exemplos cidades como Jacobina e Senhor do Bonfim, que já possuem esse mecanismo de repasse.

Fonte: @TVChapada

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia