Morro do Chapéu alcança 1º lugar em gestão municipal na Bahia, aponta índice de governança do CFA
Morro do Chapéu alcançou o primeiro lugar, entre as 417 cidades da Bahia, no Índice Governança Municipal (IGM), realizado desde 2016 pelo Conselho Federal de Administração (CFA). O município teve índice de 7,32 no ano passado, registrando a maior nota no Estado.
O IGM/CFA chega aos mais de 5.500 municípios brasileiros e analisa três dimensões — finanças, gestão e desempenho — para oferecer uma visão mais ampla da situação das cidades. O ranking com as melhores performances é formado por oito grupos com cinco municípios em cada, separados de acordo com o número de habitantes e o Produto Interno Bruto (PIB) da região.Morro do Chapéu conquistou o melhor índice geral levando em conta todos os grupos do Estado. Nas três dimensões, o município ficou entre os primeiros lugares na Bahia. Em finanças, tem a quarta maior nota (7,42). Em desempenho, ficou na segunda posição, com 7,61. Em gestão o índice foi de 6,94. Nacionalmente, Morro do Chapéu ficou na oitava colocação de seu grupo, o Grupo 8 que engloba municípios com até 50 mil habitantes e PIB até R$ 16.710.
“É um orgulho muito grande ver que meu trabalho está sendo reconhecido na Bahia e no Brasil, mesmo diante toda dificuldade enfrentada da gestão, que vai da pandemia até a diminuição dos repasses municipais em 2023. Conseguimos conquistar o 1° lugar de destaque que Morro do Chapéu sempre mereceu. É muito gratificante ser reconhecida por todo o trabalho que estamos desenvolvendo no município”, disse Juliana Araújo, ao lembrar que é a primeira prefeita eleita da história do município.
Juliana enfatizou que o resultado é fruto do trabalho árduo de todos que fazem parte da gestão. “Esse reconhecimento é fruto de muito trabalho, pautado pela transparência, eficiência e responsabilidade na administração dos recursos públicos. Desde o início da nossa gestão, priorizamos a busca pela excelência na prestação dos serviços e no desenvolvimento de projetos que impactem positivamente a vida dos nossos cidadãos. Esse reconhecimento é fruto do olhar sensível que temos por nosso povo”, salientou.
*O IGM/CFA é uma ferramenta que visa auxiliar gestores municipais a visualizar as necessidades e boas práticas de sua região, priorizar políticas públicas, além de promover o debate sobre a importância da gestão municipal profissional. O mesmo se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.