Morro do Chapéu e Iraquara podem receber incentivo financeiro através do Governo Federal para “Academia da Saúde”.

Os municípios de Morro do Chapéu e Iraquara, estão entre as 119 cidades credenciadas que podem receber incentivo financeiro para o Programa ‘Academia da Saúde’, com recursos do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde (Custeio).

Segundo o Ministério da Saúde, o Fundo Nacional de Saúde (FNS) adotará medidas para a transferência automática para os fundos de saúde, conforme portaria publicada.

O programa federal, criado em 2011, sugere a criação de espaços públicos para oferta de atividades físicas para a população. Esses espaços são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para promover práticas corporais e atividade física, além de contribuir para modos de vida saudáveis e sustentáveis.

De acordo com informações da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), a iniciativa funciona como porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS), mas para ter acesso ao incentivo, é preciso registrar o polo e profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (SCNES).

Também é necessário promover registro no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab) das atividades e dos atendimentos realizados nos polos do Programa Academia da Saúde.

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *