Projeto de lei propõe tornar Morro do Chapéu capital do vinho da Chapada Diamantina e criar festival temático

Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) pode tornar Morro do Chapéu a capital do vinho da Chapada Diamantina. A proposta ainda sugere a criação do “Festival do Vinho”, evento anual que ocorrerá no mês de agosto no município e terá o objetivo de promover a riqueza vitivinícola da região.

O autor do projeto é o deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil), que destacou o potencial de Morro do Chapéu para o enoturismo. Ele lembrou que a história do cultivo de uvas viníferas em Morro do Chapéu começou a se desenhar em 2008, quando a ideia de produzir vinhos finos surgiu na cidade. No ano seguinte, um termo de cooperação técnica foi firmado, permitindo a instalação de um campo experimental com 12 variedades de uvas viníferas.

“O enoturismo, que envolve a exploração do universo dos produtores de vinho, tem impulsionado o turismo em Morro do Chapéu. Os visitantes têm a oportunidade de passear pelos vinhedos, conhecer a história e tradição locais, aprender sobre os processos de elaboração do vinho e desfrutar de experiências gastronômicas e culturais únicas”, salientou o parlamentar.

Segundo Tavares, os vinhos produzidos nas vinícolas locais têm surpreendido os enólogos pela sua qualidade e tipicidade. “Essa crescente produção já está contribuindo para a criação de uma identidade regional e a inserção da região em potenciais roteiros de enoturismo no estado”, pontuou em entrevista ao Alô Alô Bahia.

Sobre o festival, o deputado disse que, além de promover a riqueza vitivinícola da região, o evento anual também será reconhecido como uma manifestação cultural e de interesse social e turístico para o município.
Tavares destacou ainda que, além das vinícolas, o clima ameno ao longo do ano e a paisagem deslumbrante da Chapada Diamantina, com atrações como a Cachoeira do Ferro Doido, Gruta dos Brejões e Balneário do Tareco, tornam Morro do Chapéu um destino turístico ideal.

Fotos: Vinícola Vaz/ Divulgação e Ascom ALBA/ Agência ALBA. 

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *