Dia da Pizza! Uma reverência a um dos pratos mais populares do mundo!

Dia da Pizza: conheça mais sobre um dos pratos mais populares do planeta

Milenar, ela está de há muito nas mesas do mundo inteiro, fazendo parte de muitas culturas, das quais tornou-se indispensável. A pizza tem origem remota e provavelmente nasceu entre os egípcios e os hebreus, conta a história, que usavam uma massa de farinha e água, ingredientes simples. Mas foi pelas mãos dos italianos que o famoso disco se popularizou e se espalhou no mundo, evoluindo para o que hoje conhecemos como uma das iguarias mais populares do planeta.

A cultura da pizza teve início, mais precisamente, na cidade de Nápoles, que lançava mão dos ingredientes locais e mais tarde adicionou o tomate, vindo das américas, tornando-se, até hoje, um dos elementos obrigatórios quando se pensa em uma pizza tradicional. 

E assim a cidade italiana transformou-se no berço da pizza, enquanto tecia uma cultura em cima do que viria a ser um dos seus maiores símbolos gastronômicos no mundo inteiro, cuja receita não para de se reinventar. 

Foi graças aos italianos que hoje o Brasil pode comemorar, amanhã, dia 10, o Dia da Pizza, celebrando uma deliciosa cultura. Os italianos chegaram em maior número entre os anos de 1880 e 1910, quando o país europeu passava por uma crise econômica e o Brasil era visto como a terra das oportunidades.

Imagem ilustrativa da imagem Dia da Pizza! Uma reverência a um dos pratos mais populares do mundo!

Por aqui, o grupo de imigrantes consolidou morada e comércio em São Paulo, criando, no entendimento de alguns especialistas, duas espécies de correntes de pizza. A feita no Brasil por italianos e seus descendentes e a que se inspira na verdadeira pizza italiana.

Desde que fez do Brasil uma das suas moradas, o italiano foi adaptando os ingredientes e o modo de fazer a iguaria tão festejada, que evolui em vários tipos de massa, receitas, ingredientes. Tem para todos os gostos. E o brasileiro segue criando estilos, inventando moda, cada uma delas tem seus segredos, grandes variedades. As doces, as salgadas, as de borda fina, de borda grossa, as mais simples, as mais sofisticadas. Por isso, pode-se observar alguns movimentos em torno desse processo evolutivo.

Na Bahia, o número de pizzarias é imenso e atende às exigências de todos os estilos e gostos, que vão das mais tradicionais receitas àquelas criativas. Todos são unânimes em afirmar que a fermentação e os ingredientes de qualidade são a referência para uma boa pizza.

Pizza Margherita, uma das mais populares do mundo inteiro
Pizza Margherita, uma das mais populares do mundo inteir

A história da pizza é cercada realmente de muitas curiosidades. Conta a história, que em meados do século XIX, um padeiro que hoje é tido como o primeiro pizzaiolo, chamado Raffaele Espósito e a serviço do rei Humberto, teria criado a pizza Margherita, com as cores da Itália: vermelho do molho, branco do queijo e verde do manjericão e batizou com o nome da esposa do rei, a Margherita. E assim, a Margherita transformou-se em uma das mais populares pizzas do mundo inteiro.

E para homenagear uma das iguarias mais famosas e populares do mundo, damos a receita da Marguerita pela Companhia da Pizza.! E viva o Dia da Pizza!

INGREDIENTES

Massa:

Farinha de trigo sem fermento

Fermento biológico 

Sal

Recheio:

Molho de tomate

Mossarela 

Tomate em rodelas

Manjericão 

Azeitonas pretas para decorar

MODO DE PREPARO 

Massa:

Misture um pouco de farinha de trigo com o fermento e um pouco de água. Faça uma pasta e deixe descansar até ficar em um tamanho ideal. Abra a massa e coloque em assadeira untada. Asse em forno preaquecido a 180°C, por 15 minutos. Retire do forno, monte a pizza e leve ao forno por mais 20 minutos.

Montagem: 

Cubra a massa com uma boa camada de molho de tomate. Disponha a muçarela ralada, as rodelas do tomate e o manjericão. Polvilhe com orégano e azeitonas pretas para decorar.

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *