POLITICA: Disputa pela Presidência do Consórcio em um biênio estratégico para a política Estadual.

O consórcio de desenvolvimento sustentável do território de Irecê, composto pelos municípios da região, está prestes a vivenciar mais uma disputa para a escolha do próximo presidente. Com o mandato de dois anos da diretoria atual, que se encerra no final de 2024, os preparativos para a nova eleição ganham força, e os nomes de peso começam a ser cogitados para ocupar a carga no biênio 2025-2026.

Atualmente, o consórcio é presidido pelo prefeito Márcio Messias Prefeito de Lapão, com Edimario Boaventura, prefeito do Mulungu do Morro, ocupando a vice-presidência. Este órgão desempenha um papel crucial no desenvolvimento da região, especialmente em áreas como, infraestrutura e articulação política entre os municípios. A importância do consórcio vai além das ações locais, pois sua liderança tem impacto direto na preparação para as futuras disputas políticas, incluindo as eleições estaduais e federais de 2026.

Possíveis Candidatos à Presidência

Entre os nomes mais fortes desenvolvidos pelos especialistas da TV Diamante, destacam-se:

1.Murilo, prefeito eleito de Irecê: Sendo Irecê um dos maiores polos da região, Murilo é visto como um forte concorrente, graças à sua proximidade com o governo do estado e com deputados influentes da região. E o apoio do atual Prefeito Elmo Vaz.

2.Juliana, prefeita de Morro do Chapéu: Como uma das poucas mulheres prefeitas da região, Juliana ganhou destaque pelo seu trabalho exemplar. Sua candidatura poderia fortalecer a representatividade feminina no consórcio e trazer uma perspectiva diferenciada para o desenvolvimento da região.

3.Iko de Central e, representante do PT : Com o possível apoio do governo estadual, que pode buscar um representante do PT para liderar o consórcio, o prefeito Iko surge como uma opção viável, especialmente pela articulação política em torno do partido.

4.Robertão, prefeito de Presidente Dutra: Com grande experiência e habilidade política, Robertão é considerado um dos candidatos mais fortes. Sua proximidade com o governo do estado o coloca em uma posição estratégica, tornando-o um possível favorito na disputa pela presidência do consórcio.

5.Joelson, prefeito de América Dourada: Com vasta experiência na administração municipal, Joelson pode surgir como uma opção de consenso, trazendo seu conhecimento de gestão para o fortalecimento do consórcio.

6.Di. Cardoso, prefeito de João Dourado: Uma nova liderança em ascensão, Di. Cardoso teve uma vitória expressiva nas últimas eleições e vem realizando um trabalho destacado no município, o que pode contribuir com sua candidatura para liderar o consórcio.

Um Período de Articulação e Definições

Com o fim dos mandatos se aproximando, os músculos para a nova diretoria do consórcio já estão em andamento. A eleição para a presidência do consórcio será estratégica não apenas para o desenvolvimento local, mas também como um trampolim para disputas políticas futuras, especialmente nas eleições estaduais e federais de 2026.

Fonte: TV Diamantina

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *