Prefeita Daiane convida para audiência pública sobre o sisal em Várzea Nova na próxima sexta, 15

A Prefeita de Várzea Nova, Daiane esteve participando do Jornal da Clube desta segunda-feira (11), entrevistada pelos radialistas Maurício Dias e Marcílio Alves convidando para a audiência pública que debaterá a questão do sisal na próxima sexta-feira, 15 de agosto, às 09h00, na Cidade do Saber Fibra Forte, em Várzea Nova.

O objetivo é criar um espaço de diálogo entre trabalhadores, produtores, gestores públicos e órgãos governamentais sobre desafios e soluções para o setor.

“Este não é um problema só de Várzea Nova, mas um problema de todo o nosso Território do Piemonte da Diamantina, como também de outros municípios do Estado da Bahia que são compradores, produtores do sisal”, destacou Daiane acerca desse evento que pela primeira vez o município sedia uma audiência exclusiva para debater a cadeia produtiva do sisal.

A audiência pública contará com as presenças do Ministério Público do Trabalho, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), da Superintendência de Economia Criativa e Solidária, de representantes do Governo do Estado, Ministério do Trabalho e Governo Federal.

“O Ministério do Trabalho está mandando uma equipe para sentar e dialogar com a gente. Eu fico lisonjeada, de Daiane, filha de Várzea Nova, que nasceu na zona rural, meus pais também tiveram renda advindas do sisal. Tenho na família pessoas que até hoje trabalham e sobrevivem do sisal e que também é o maior polo de renda do nosso município. Antes mesmo de ser gestora já lutava por essa causa, não poderia ficar quieta e sem buscar solução”, enfatizou.

A ideia é que, a partir da audiência pública, busque-se um acordo entre órgãos fiscalizadores, prefeituras, trabalhadores e produtores, fortalecendo a luta por mais dignidade na cadeia produtiva, respeito e justiça social, além de garantir segurança jurídica ao setor, nas próximas operações que sejam realizadas.

No dia anterior à audiência, na quinta-feira, 14, às 14h00, haverá uma reunião prévia com representantes das instituições, produtores e trabalhadores para discutir propostas que serão levadas à audiência.

Projeto de Lei do Executivo – Auxílio do Sisal

A prefeita lembrou durante a entrevista o Projeto de Lei aprovado pela Câmara que estabelece a criação de um Auxílio Emergencial no Período de Estiagem que irá atender trabalhadores e pequenos produtores.

Foi realizado um cadastro inédito pelo CRAS no campo (mais de 400 trabalhadores cadastrados). O auxílio será pago no valor de R$ 150,00 por família, durante três meses ou enquanto durar a emergência pela seca, com recursos do Fundo Municipal de Assistência Social. Famílias que recebem Bolsa Família também serão contempladas — exceto aquelas em que o responsável já recebe aposentadoria ou outro benefício com o mesmo objetivo, descartando conversas nas redes sociais a informação falsa de que beneficiários do Bolsa Família não receberiam o Auxílio do Sisal.

#economia#informação#LéoRicardoNotícias#LRN#oladocríticodanoticia#política#regional#sisal#VárzeaNovaBA

Fonte: LRN

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *