Fake news sobre câncer: médico desvenda 10 mitos que circulam nas redes e no boca a boca

Por ser uma doença potencialmente grave e atingir variadas partes do corpo, o câncer pode estar envolto por desinformação. As fake news podem ser passadas por familiares e amigos bem intencionados ou até por influencers que divulgam tratamentos milagrosos falsos nas redes sociais. O CORREIO conversou com um médico para desmistificar algumas inverdades relacionadas à doença, que pode atingir diversas partes do corpo.

1. Câncer é hereditário

De acordo com Airton Ribeiro, ginecologista da Clínica de Assistência à Mulher (CAM) de Lauro de Freitas, alguns cânceres podem ser hereditários, mas a maioria está ligada a hábitos de vida. “A alimentação, o uso de drogas e a obesidade também são fatores influenciadores do câncer”, explica.

Apesar de se apresentar em menor escala, a hereditariedade pode ser uma das causas, por exemplo, do câncer de endométrio e de mama. A oncogenética, especialidade médica que estuda a relação entre genética e câncer, pode ser usada para diagnosticar histórias familiares de câncer hereditário e auxiliar no diagnóstico precoce, mas os fatores de risco são as principais causas.

2. Câncer é contagioso

O câncer em si não é contagioso, mas há casos em que doenças que o causam são potencialmente infecciosas, como acontece com o câncer de colo de útero, de língua e de laringe, que estão diretamente ligados ao HPV, uma infecção sexualmente transmissível (IST) que afeta a pele e as mucosas. Nesses casos, a vacinação é a principal maneira de prevenir a aparição da doença.

3. Todo tumor é um câncer

“Não, a gente tem tumores benignos que não são câncer. Por exemplo, miomas no útero, fibromas de mama não são câncer. A gente tem, por exemplo, tumores que são benignos de pulmão”, detalha Airton. Ele também esclarece que para configurar um quadro cancerígeno é o crescimento descontrolado da célula a depender do tipo dela.

“É a mudança, a invasão do DNA da célula. A depender do tipo de célula que seja, se for, por exemplo, uma célula muscular, é um sarcoma. Se for uma célula mucinosa, é um adenocarcinoma. Isso varia de acordo com o tipo de célula que perde o seu controle.”

4. Fumar causa câncer apenas no pulmão

A lista é longa: por conta da composição com mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, o cigarro pode causar câncer não só no sistema respiratório, mais conhecido pelos pulmões, mas também no pâncreas, bexiga, rim, fígado e até no colo do útero.

5. Fumar tabaco e cachimbo não causa câncer

Esse é um assunto que costuma ser discutido entre tabagistas. A resposta está no modo de produção dos cigarros industriais, que passam por diversos processos onde substâncias químicas são adicionadas à sua composição. “O cachimbo e o tabaco da mesma forma. Eles não têm o processamento do cigarro. Talvez sejam um pouco menos nocivos, mas também podem causar câncer”, adiciona o médico.

Fonte: A Tarde

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *