Se liga! Economize nos produtos típicos da Semana Santa
Para manter a tradição de comer caruru, vatapá e peixe na Semana Santa sem doer no bolso, procure adiantar-se nas compras. A pouco mais de uma semana para o feriado, os preços de itens típicos deste período ainda não sofreram grandes reajustes, mas comerciantes em toda bahia, principalmente na capital, já estão anunciando que devem aumentar nos próximos dias.
O valor do camarão, por exemplo, já subiu, na última semana, cerca de 15% em bancas de feiras e mercados, e deve ficar ainda mais salgado com a proximidade da Páscoa. Para quem quer uma ceia com economia, a dica de especialistas e comerciantes é correr para fazer suas compras.
Quando a família é grande, aí cada um leva uma coisa. uma leva comida baiana, outra leva o peixe e pro ai vai, isso tudo para manter a tradição, mas diga-se de passagem, não está nada fácil.
Sabemos que quanto maior a proximidade com a Semana Santa, maior a possibilidade de elevação nos preços. Primeiro, porque o consumo desse tipo de itens começa a aumentar desde o início da Quaresma, isso já faz com que o estoque vá diminuindo um pouco e consequentemente o preço aumente. E há, claro, a tendência de os comerciantes aumentarem os valores para ter mais lucro, isso é fato.
Um levantamento realizado pela Fecomércio-BA apontou que, nos últimos 12 meses, o preço dos produtos ligados à ceia da Sexta-feira Santa subiu 12,21% no estado.
Vai uma dica pra você: maneire nas quantidades e deixar aquilo que está com o preço mais salgado para ser o coadjuvante na ceia. Se o bacalhau está mais caro, usa um pouquinho ele na salada ou em uma torta, ele não precisa ser o prato principal. Ou então substitui por uma merluza, uma tilápia, algo mais em conta e BOA CEIA!
Fonte-Trechos: A Tarde e Site jornalcorreiodosertão