Homens gigantes disputam o título oficial de humano mais alto do mundo
A maior treta do mundo está em curso neste momento. De um lado, Sultan Kösen, de 2,45 m, que desde 2009 detém o título de maior homem do mundo, oficializado pelo Livros Guinness dos Recordes como o maior humano da atualidade. Do outro, Sulemana Abdul Samed, que diz ter 2,89 m, questionou o recorde e afirma que ele sim é o maior.
Caso as medidas de Sulemana fossem confirmadas, ele seria o homem mais alto já medido na história da humanidade.
Mas há problemas com o registro de Sulemana, de 29 anos. Para começar, a clínica de Gana onde sua altura foi medida nem possui uma fita métrica longa o bastante para alcançar o corpo inteiro dele.
As enfermeiras de plantão utilizaram uma série de réguas para chegar a uma altura, que poderia ser considerada estimada.
Segundo a BBC, que investigou a história nos primeiros dias do ano, o ganense é portador da Síndrome de Marfan, uma condição genética rara que afeta o tecido conjuntivo e faz pessoas se tornarem altas e magras.
Favour Nunoo, jornalista da emissora britânica, resolveu ele mesmo medir Sulemana com uma trena. A ideia era apoiar o grandalhão em uma parede e assim obter uma medida mais exata dele.
Com a trena, Sulemana diminuiu bastante: 2,23 m, dezenas de centímetros menor que o turco Sultan Kösen.
“Ainda estou crescendo. Quem sabe, talvez um dia eu possa chegar a essa altura também”, respondeu ele ao jornalista, nenhum pouco chateado após saber a altura com mais exatidão.
Por outro lado, Sultan não deseja abandonar o posto de homem mais alto do mundo.
“Tenho meu recorde há 14 anos. Não vou perdê-lo para ninguém. Estou determinado a isso”, disse ele, em entrevista recente à Andalou News Agency, em resposta às alegações de Suleman
Sultan Kösen é um agricultor de 40 anos que mora na Turquia. Ele é portador de gigantismo, uma síndrome que faz a glândula pituitária produzir hormônio do crescimento descontroladamente.