Bahia Vinho Show realiza sexta edição e M. do Chapéu no roteiro Enoturísticos

O brasileiro está consumindo mais vinho. A constatação é da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) que, em pesquisa, confirmou um aumento de 11% na comercialização, com um consumo de 25,2 milhões de litros de vinho fino no mercado interno, só no ano passado. Segundo a Uvibra a expectativa é manter esse crescimento em 2022 apostando também na percepção de qualidade do produto brasileiro. Para difundir e consolidar o mercado do vinho, eventos que oferecem degustação e também treinamento de mãos de obra especializada estão em expansão.

A 6ª edição do Bahia Vinho Show acontecerá nos próximos dias 12, 13 e 14 de maio em Salvador, com mais de 300 rótulos, quase 20 expositores entre importadores, distribuidores e produtores, e uma expectativa de reunir mais de 400 participantes diariamente.

Roteiros ENOTURÍSTíCOS no interior

Além de difundir a cultura do vinho, esses eventos se somam à criação de roteiros enoturísticos que começam a surgir na Bahia. De acordo com o enófilo Valdemar Lott, diretor da Enobahia, as rotas implantadas em cidades da Chapada Diamantina, como Morro do Chapéu e Mucugê, e vinícolas na região Norte, como Juazeiro, começam a se estruturar e devem contribuir para o aumento do consumo desta bebida clássica e diversificada. De acordo com a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) a liderança do consumo per capita é de Portugal com 51,9 litros de vinho no ano, aproximadamente 69 garrafas por pessoa. No Brasil, a média per capita subiu 18% em 2020, passando para 2,6 litros de vinho por pessoa ao ano, contra os 2 litros em 2019.

Palestras diversificadas

O evento apresenta uma programação diversificada de palestras para conhecedores, curiosos e amantes desta bebida clássica. No primeiro dia, quinta-feira, 12/05, às 17h, o encontro será com o sommelier e juiz internacional de vinhos, Jaime de Oliveira, na palestra “Descomplicando o Vinho” sobre as variedades e combinações com diferentes sabores e texturas. No mesmo dia, às 19h, é a vez de Marcelo Barba, economista, sommelier, winemaker e pós-graduando em Enologia, com a palestra “Degustação às Cegas – Desvendando o terroir dentro da taça.”
Na sexta-feira, 13/05, segundo dia do evento, às 17h, o encontro é com diretor de degustação da Enobahia, o enófilo Waldemar Lott, com o tema “Enoturismo no Brasil e no Mundo”. Um pouco mais tarde, às 19 horas, Rafaella Barros, gerente regional na Zahil Importadora e especialista nível 3 pela WSET – Wine&Spirit Education Trust, tem presença confirmada no Bahia Vinho Show com a palestra “Vinhos naturais, orgânicos, veganos e biodinâmicos”, tirando todas as dúvidas dos participantes sobre esse tema.
No sábado, dia 14/05, às 17h, encerrando a programação, o sommelier Marcelo Carvalho apresenta a palestra “Vinhos do Velho Mundo”, uma verdadeira aula, incluindo degustação de vinhos italianos e portugueses. As palestras têm vagas limitadas e a inscrição para cada uma delas será realizada com até 50 minutos antes do inicio.
Na compra do ingresso, o participante terá direito a uma taça de cristal e poderá participar também de harmonizações com queijos e pães. Link para acesso ao evento em: www.sympla.com.br/evento__1513797

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *