O governador da Bahia anuncia distribuição de absorventes para estudantes da rede estadual

Ontem, dia 13, nas redes sociais do gestor, o governador Rui Costa , anunciou a distribuição de kits de absorventes para estudantes da rede estadual.

“Política é cuidar de gente! Já licitamos e vamos oferecer, a partir de novembro, um kit de absorventes descartáveis para nossas alunas. Não queremos que as meninas faltem a escola pela ausência de um elemento básico de higiene pessoal”, escreveu.

Segundo Rui, o material será distribuído a partir do mês de novembro, mas detalhes sobre como e em quais escolas será realizada a distribuição não foram informados.

Uma medida prevista no Projeto de Lei 4968, de 2019, prevê a distribuição gratuita de absorventes para mulheres de baixa renda, e foi aprovada pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal, contudo, foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), decisão que foi publicada na edição de quinta-feira (7) do Diário Oficial da União (DOU).

O Congresso Nacional, contudo, pode derrubar seu veto. O chefe do Executivo afirmou que caso isso aconteça, ele irá “tirar o dinheiro da Educação e da Saúde” para custear a ação. Segundo Bolsonaro, o texto do projeto não estabeleceu fonte de custeio, sendo, portanto, inconstitucional.

De acordo com o presidente, a despesa causada pela distribuição dos absorventes higiênicos é maior de R$ 100 milhões. “Ela colocou em distribuição gratuita, mas não é uma cegonha que vai levar a todo mundo”, disse Bolsonaro. “Se o Congresso derrubar o veto do absorvente eu vou tirar dinheiro da saúde e da educação, tem que tirar de algum lugar”.

Fonte : site Sociedade

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *