Operação constata desmatamento ilegal em cerca de 589 hectares na Bahia

Durante uma ação de combate ao desmatamento ilegal  realizada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o órgão registrou devastação de 589 hectares de Mata Atlântica, em diversas cidades da Bahia. A ação, que ocorreu entre os dias 18 e 22 de outubro, em 19 cidades, concluiu uma devastação equivalente a 590 campos de futebol. 

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (22), e integram a segunda fase da operação “Mata Adentro”. De acordo com o instituto, foram vistoriadas mais de 60 localidades , na Chapada Diamantina e nas regiões norte, litoral sul e extremo sul do estado.

Durante a operação que ocorre em parceria com a Polícia Ambiental, foram  apreendidas 3.550 estacas de madeira extraídas de forma clandestina e outros equipamentos utilizados no corte de árvores. Ao menos 20 fornos utilizados para a produção ilegal de carvão vegetal também foram destruídos. 

De acordo com o Inema, imagens de satélite nortearam os lugares a serem vistoriados.  O órgão contou com as informações do MapBiomas Alerta, uma tecnologia usada pelo Inema para validar alertas de desmatamento, com imagens de alta resolução. 

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *