Prazo de pagamento do IPVA com 20% de desconto vai até o dia 10 deste mês

Os proprietários de veículos têm até o próximo dia 10 para  pagar integralmente o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 20% de desconto. Segundo a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), 115,7 mil baianos já quitaram o tributo, o que representa 35% a mais do que os que pagaram o valor integral no mesmo período do ano passado. O desconto oferecido pelo governo do estado este ano dobrou em relação aos 10% concedidos em 2021. 

O pagamento do imposto em 2022 também veio com outras novidades. Quem deixar para fazer a quitação integral do IPVA na data da primeira cota do parcelamento – que varia de acordo com o final da placa do veículo – terá 10% de desconto, o dobro se comparado aos outros anos. Além disso, o número de parcelas aumentou para cinco vezes a partir de março, enquanto que anteriormente o prazo era de três vezes. 

O IPVA é um imposto estadual e pode ser calculado com uma simples multiplicação. Basta checar o valor do veículo na tabela FIPE, que leva em consideração o preço que o veículo custava em setembro do último ano, e multiplicar pelo percentual da alíquota cobrada no estado. No caso da Bahia, a alíquota é de 3% para veículos movidos a óleo diesel e 2,5% quando movido a outros tipos de combustíveis. É possível consultar o valor do seu IPVA no site da secretaria da Fazenda do estado. 

Confira as datas do calendário do IPVA de 2022(Sefaz-BA)
Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *