Governador destaca liderança da Bahia na geração de energia eólica e solar do Brasil!
Ontem, dia 25, o governador Rui Costa esteve em Morro do Chapéu onde acompanhou a inauguração do novo parque eólico da Enel Green Power Brasil, subsidiária de energia renováveis do grupo Enel.
Com capacidade instalada de 353 MW, o Morro do Chapéu Sul II está localizado na mesma região onde a Enel Green Power construiu e opera, desde janeiro de 2018, o parque eólico Morro do Chapéu Sul (172 MW). O grupo investiu cerca de R$ 1,92 bilhão na construção do Morro do Chapéu II. Da capacidade instalada total do empreendimento, cerca de metade já está conectada ao Sistema Interligado Nacional. A expectativa é que o parque esteja em plena operação até janeiro de 2022.
Na ocasião, a Prefeita Juliana Araújo entregou ao governador uma miniatura de um disco voador como lembrança de Morro do Chapéu.[
Rui Costa destacou o volume de investimentos realizados pelo segmento no estado, que já chegam a mais de R$ 60 bilhões, promovendo a geração de energia e renda. A Bahia liderou a geração de energias renováveis no país, entre janeiro e setembro de 2021, de acordo dom a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O início das operações do parque eólico Morro do Chapéu Sul II fortalece a posição da Enel como líder em geração eólica e solar no Barsil. O novo parque eólico possui 84 aerogeradores e 353 Megawatts de capacidade instalada.
Atualmente, a Bahia possui 205 parques eólicos e 34 parques fotovoltaicos em operação. Dentre os municípios baianos beneficiados com a instalação de parques fotovoltaicos estão: Morro do Chapéu,Tabocas do Brejo Velho, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro, Guanambi, Barreiras, Itaguaçu da Bahia, Oliveira dos Brejinhos e Casa Nova. Já os eólicos ficam em Sento Sé, Caetité, Campo Formoso, Gentio do Ouro, Igaporã, Guanambi, Pindaí, Mulungu do Morro, Brotas de Macaúbas, Várzea Nova, Cafarnaum, Sobradinho, Casa Nova, Brumado, Xique-Xique, Bonito, Ourolândia, Dom Basílio e Umburanas.v