Restos mortais de 29 pessoas com mais de mil anos são encontrados no Peru

Uma equipe de arqueólogos encontrou os restos mortais de 29 pessoas, incluindo três crianças, que foram enterradas há mais de um milênio em um templo pré-inca no norte do Peru.

“São corpos inteiros, só há um que não está completo. No total, descobrimos 29 corpos, 25 são da era Mochica e quatro da cultura Wari”, disse à AFP o chefe da equipe de pesquisa, Edgar Bracamonte.

A descoberta foi feita há algumas semanas na Huaca Santa Rosa de Pucalá, antigo centro cerimonial na região costeira de Lambayeque, 750 quilômetros ao norte de Lima.

O recinto na forma da letra “D” teria sido construído entre 800 e 900 d.C.

Os corpos de três crianças e de um adolescente estavam colocados como sacrifícios humanos, na frente do templo, segundo Bracamonte.

Os outros 25 túmulos foram encontrados em tumbas de barro prensado e em câmaras mortuárias, em outro templo da cultura Mochica. Além disso, foram encontrados pedaços de cerâmica e restos de camelídeos.

Esta é uma descoberta significativa porque, pela primeira vez, oferendas relacionadas à cultura Wari aparecem longe de sua área de influência, disse Bracamonte.

“Essas descobertas nos permitem repensar a história da região de Lambayeque, especialmente o que está ligado às ocupações Wari e Mochica na área”, explicou Bracamonte, que dirige o Projeto Arqueológico do Vale do Lambayeque.

A cultura Wari foi uma civilização que floresceu no centro dos Andes peruanos, do século VII ao XIII d.C.

A cultura Mochica ou Moche se desenvolveu entre os anos 100 e 700, na costa norte do Peru. Entre as descobertas notáveis desta cultura estão os túmulos intactos de alguns de seus governantes, como o Senhor de Sipán (século III) e a Senhora de Cao (século V).

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *