Em Uibaí: Segue Fogo na Serra

Brigadistas e voluntários combateram neste final de semana o fogo que tem atingido a serra de Uibaí, na região do povoado do Poço.

Os combatentes controlaram o maior foco do incêndio, que estava ameaçando espalhar o fogo para toda a serra. Mas, infelizmente, novos focos surgiram, um na região da Grota da Bananeira, no sentido da Vila Rica e outros nas imediações do Gasta Sabão, além de grandes volumes de fogo margeando a estrada que dá acesso ao parque eólico.
Os brigadistas combateram no sábado e domingo, mas a mobilização será improvável no período diurno, durante a semana, pois os mesmos não podem deixar o trabalho para combater o fogo.
O enfrentamento durante a noite tem sido perigoso e ineficaz, principalmente porque a região é de difícil acesso.
No domingo a tarde, a população tentou mobilizar uma operação de rescaldo, possivelmente com a ajuda de alguns trabalhadores do parque eólico, para consolidar o controle do fogo que ameaçava espalhar o incêndio para toda a serra, mas a brigada não tem gente nem equipamentos de combate para enfrentar o fogo que ameaça queimar toda a região entre a Vila Oro e o povoado de Boca D’Água.
O impacto ambiental é enorme. Matas de arnica ou cangaieiras em flor, canelas de velho centenárias, muçambês, estão sendo reduzidas a cinzas. O que resta da fauna da serra, que neste período seco se aproxima das áreas mais úmidas nos boqueirões, está sendo queimada com a vegetação.
Do ponto de vista do impacto no meio ambiente este talvez o maior incêndio florestal já visto na serra de Uibaí . E continua fora de controle, podendo alcançar toda a reserva da serra, se não for contido, principalmente a frente de fogo que surgiu no sentido da Vila Rica e Vila Ouro, com potencial para contornar pela direita, empurrada pelos fortes ventos e pelo calor.
Pessoas da comunidade disseram ontem aos brigadistas que o fogo teve início em roçado feito por um senhor que reside na comunidade Vila Rica. Segundo os relatos, mesmo desaconselhado, ele fez as coivaras e riscou o palito, dando início deliberadamente a essa tragédia ambiental.
As informações são do morador Edimário Oliveira Machado.

Fonte: Lider Noticias

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *