BAHIA

Quais etapas do exame prático da CNH mais reprovam candidatos na Bahia?

CNH sem autoescola: veja passo a passo para tirar documentação Crédito: Shutterstock

As recentes mudanças anunciadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já trazem alterações no exame prático no Brasil. Na Bahia, os canditados poderão usar carros automáticos para fazer a prova. Além disso, a baliza foi transferida para o final do circuito. Ainda não há prazo para que as mudanças passem a valer. 

Atualmente, a baliza — manobra de estacionamento entre dois veículos — é apontada como o principal motivo de reprovação no exame prático.

Segundo o presidente do Sindicato das Autoescolas e Centros de Formação de Condutores da Bahia (Sindauto), Wellington Oliveira, muitos candidatos são eliminados ainda no início da prova por não conseguirem concluir a manobra dentro do tempo estipulado ou por tocarem nos balizadores, estruturas que simulam outros veículos.

CNH sem autoescola terá redução de até 80% nos custos; atualmente, o valor para tirar a habilitação pode chegar a R$ 5 mil por Gabriel Jabur/Agência Brasil

Hoje, quem erra na baliza é automaticamente reprovado, sem avançar para o restante do percurso. Mas isso deve mudar em breve, com o afrouxamento das regras a partir da resolução do Contran. Alguns estados, inclusive, já retiraram a etapa do exame – o que não deve acontecer na Bahia. 

Fonte; *Correio

Comentários Facebook
Compartilhe essa notícia